EEMOP

          Em 2017, o VI Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto (VI EEMOP) acontecerá simultaneamente ao VII Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática (VII EEPEM). Não perca essa oportunidade! Inscrições abertas.

 

        O prazo limite para submeter trabalhos é dia 30 de novembro de 2016.

        Saiba mais em http://eemop.ouropreto.ifmg.edu.br/

 

Sobre o Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto - EEMOP

 

      O evento, com abrangência nacional, congrega professores e futuros professores que ensinam Matemática, pós-graduandos e pesquisadores em Educação Matemática, assim como diretores e gestores de instituições educacionais. Desta forma, proporciona o intercâmbio de resultados de pesquisas, experiências educacionais e informações que visam a inovação e a melhoria do ensino e da aprendizagem da Matemática em todos os níveis de Educação.

       Regional Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. O primeiro evento de Educação Matemática de escopo regional realizado em Ouro Preto aconteceu em dezembro de 1998. Foi uma iniciativa de um grupo de professores que deu origem à organização da Educação Matemática em Minas Gerais. O evento foi denominado Encontro Mineiro de Educação Matemática (I EMEM) e teve como saldo maior a criação da SBEM–MG (Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Minas Gerais). No ano seguinte, 1999, aconteceu a primeira edição do Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto.

 

  

        V Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto – Educação Matemática na sala de aula: Múltiplos olhares sobre a prática pedagógica

        O V Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto (V EEMOP) foi realizado entre os dias 16 e 18 de maio de 2013, dando continuidade aos Encontros de Educação Matemática de Ouro Preto. A organização da quinta edição do Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto (EEMOP) inaugurou uma colaboração interinstitucional entre a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e o Instituto Federal de Minas Gerais - campus Ouro Preto (IFMG - OP), consolidando nossos laços em torno da Educação Matemática. Neste ano foram integradas as atividades do IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática (IV EEPEM), que tem periodicidade anual. Ambos EEMOP e EEPEM, que buscam colocar em relevo iniciativas e atividades da Educação Matemática, são realizações do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. Foram 414 inscritos, com participantes de 17 estados do Brasil mostrando um carácter nacional do evento. A Palestra de abertura foi proferida por Marcelo de Carvalho Borba (UNESP) e tratou a presença de tecnologias na educação, provocando questionamentos a respeito do que será a sala de aula do futuro.

 

Marcelo Test2

 Marcelo Borba - UNESP

Dos 130 trabalhos submetidos, 89 foram aceitos, sendo 38 comunicações científicas e 51 relatos de experiências. Foram realizados quatorze minicursos ministrados por mestres do curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP. 

 EEMOP 02

 Minicurso

Além disso, houve palestras e mesas redondas. O evento foi apoiado pelo Regional de Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) com apoio financeiro pelo CAPES e pela FAPEMIG.

   

          IV Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto – Tendências da Educação Matemática e Prática Docente

        O IV EEMOP foi realizado em 2009. Houve, em 2007, o intuito de estabelecer o EEMOP como evento bienal, mas neste ano foram realizados dois eventos de Educação Matemática nacionais em Minas Gerais: o IX Encontro Nacional de Educação Matemática e a V Conferência Nacional de Modelagem Matemática. O IX ENEM, organizado pela SBEM-MG (julho de 2007, em Belo Horizonte) e a V CNMEM (novembro de 2007, em Ouro Preto, apoiada pela UFMG e pela UFOP) que contou com a equipe de Educação Matemática da UFOP para a organização local. Não havia espaço no calendário de 2007 e nem fôlego para preparar e realizar um evento em 2008, ainda mais com os trabalhos que envolveram a criação do Mestrado Profissional em Educação Matemática na UFOP. Assim, o IV EEMOP aconteceu nos dias 16 e 17 de abril de 2009. Os objetivos do EEMOP foram ampliados: promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos na área da Educação Matemática; divulgar resultados de pesquisas realizadas no âmbito da Educação Matemática; impulsionar o desenvolvimento da pesquisa em Educação Matemática; estimular o intercâmbio de experiências em sala de aula nos distintos graus educacionais; fomentar o uso e a elaboração de materiais didáticos e difundir os aportes que as Tecnologias da Informação oferecem à Educação Matemática. A comissão organizadora, sob a presidência da professora Marger da Conceição Ventura Viana, foi composta pelo corpo docente do Mestrado Profissional em Educação Matemática. A Comissão científica diversificou-se, com o apoio de pesquisadores de outras instituições mineiras, como a UFJF, UFOP, PUC-MG, UFMG. Os anais do evento foram registrados em CD com o número ISBN: 978-85-288-0259-7 e a chancela da Editora da UFOP. Aconteceram diversas mesas redondas, conferências, comunicações científicas, relatos de experiência e minicursos, totalizando cerca de 80 apresentações, 13 pesquisadores convidados e contou com mais de 400 participantes. O evento foi apoiado financeiramente pela FAPEMIG.

 

          III Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto A Educação Matemática para o exercício da cidadania

        O terceiro encontro, III EEMOP, ocorreu em 2005. Como os anteriores, teve como objetivo principal possibilitar o intercâmbio de experiências, pesquisas e projetos, em torno da Educação Matemática, nos diferentes níveis do sistema educacional. O evento, originalmente programado para acontecer em 2003, foi adiado devido à realização do III EMEM em Belo Horizonte nesse mesmo ano. Assim, o III EEMOP aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro de 2005, com o tema: “A Educação Matemática para o exercício da cidadania”, tendo contado com a participação do Prof. Dr. Ole Skovsmose, da Universidade de Copenhague – Dinamarca como palestrante. Foi realizado pelo Departamento de Matemática da UFOP e pelo NIEPEM. Foi coordenado pela professora Marger Viana e contou com 14 pesquisadores convidados de diversas universidades brasileiras. Os anais do evento foram registrados em um CD com o número ISBN 986001. Aconteceram quase 80 sessões, entre mesas redondas, conferências, comunicações científicas, relatos de experiência, minicursos e pôsteres. O III EEMOP teve mais de 400 participantes, contou com o apoio da SBEM-MG e recebeu financiamento pela FAPEMIG.

 

         II Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto         

         O II EEMOP, realizado nos dias 23 e 24 de novembro de 2001, reuniu quase quatrocentas pessoas. Nesse Encontro, os trabalhos, em sua maior parte, foram apresentados por estudantes das UFOP e Belo Horizonte, porém houve participação de pesquisadores de outros estados, destacando-se os alunos da UNESP - Rio Claro com suas comunicações científicas. Os objetivos eram: promover o intercâmbio de ideias e projetos na área de Educação Matemática; propiciar o aprofundamento de discussões relevantes à área e reunir professores de Matemática dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior, estudantes de licenciatura em Matemática, mestrandos e doutorandos, para troca de experiências, trabalhos e pesquisas em Educação Matemática. Nessa segunda edição, embora de forma artesanal, foram impressos os Anais do Evento. Os conferencistas estavam vinculados, em sua maior parte, à UFOP e à UFMG. A equipe organizadora foi composta por professores do Departamento de Matemática da UFOP e do Núcleo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática (NIEPEM), sob a coordenação da professora Marger Viana.

 

          I Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto            

      O I Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto - EEMOP - foi realizado em dezembro de 1999, para dar continuidade aos trabalhos de organização da Educação Matemática em Minas Gerais e à ideia de organização da SBEM Regional. Foi um evento restrito, porém teve cerca de trezentos participantes. Participaram pesquisadores, professores de Matemática da Educação Básica e estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática de Ouro Preto, Belo Horizonte e até mesmo de outros estados. Tanto no I EMEM quanto no I EEMOP, a quase totalidade dos trabalhos apresentados veio de autores de outros estados brasileiros, devido à incipiência da Educação Matemática em Minas Gerais na época. Assim, o EEMOP, embora regional, nasceu com certo caráter nacional. As inscrições tiveram valores simbólicos para que os alunos do Curso de Matemática e os professores da Educação Básica tivessem condições de participar. Não houve ajuda financeira externa e, assim, não houve condições para a impressão dos Anais. Foi uma perda, pois as palestras, mesas redondas, comunicações científicas, minicursos e oficinas foram excelentes.

 

 

Você está aqui: Home Programa Eventos EEMOP