EEPEM

         Em 2017, O VII Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática (VII EEPEM) acontecerá simultaneamente ao VI Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto (VI EEMOP).

                    Não perca essa oportunidade! Inscrições abertas.

 

                          O prazo limite para submeter trabalhos é dia 30 de novembro de 2016.

                    Saiba mais em http://eemop.ouropreto.ifmg.edu.br/

 

Sobre o Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática- EPEM

 

               Diferentemente da maioria dos eventos da área, o EEPEM prioriza os momentos de troca de experiência e de socialização dos conhecimentos por meio da realização de minicursos de 3h de duração ministrados por mestres e mestras egressos do Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP e da UFJF, bem como do Mestrado Profissional em Ensino, da PUC/Minas. Os minicursos são baseados nos Produtos Educacionais elaborados a partir dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos ministrantes, nos seus respectivos cursos.

            O público alvo é formado por professores que ensinam Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior, assim como futuros professores e interessados na Educação Matemática.

          O evento propõe contribuições efetivas para o desenvolvimento profissional de professores e possibilidades concretas de introdução da pesquisa na prática docente, de forma crítica e reflexiva.

 

 Históricos         

 

VI Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática

 

O VI EEPEM aconteceu entre os dias 14 e 16 de maio de 2015. O evento contou com aproximadamente 100 participantes.

A Palestra de Abertura foi proferida pela Profa. Dra. Roseli de Alvarenga Correa no dia 14 de maio. Nos dias 15 e 16 de maio foram ministrados 17 minicursos de 3h de duração cada. Nessa edição, inovamos convidando egressos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas e do Metrado Profissional em Educação Matemática da UFJF.

Ao final do dia 15 de maio, realizou-se no Auditório do DEMAT, uma Roda de conversa, na qual egressos dos Programas de Educação Matemática da UFOP e da UFJF, bem como do Programa de Ensino da PUC Minas, conversaram com os participantes acerca de suas experiências profissionais como docentes e como pesquisadores em formação.

Após o evento, os participantes foram convidados a responder a um formulário online, anônimo, no qual avaliaram o evento.

 

V Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática 

 

O V Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática aconteceu entre os dias 15 e 17 de maio de 2014. Os Produtos Educacionais dos mestres e mestras formados pelo Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP foram compartilhados com a comunidade por meio da realização de 16 minicursos com 3h de duração cada. A Palestra de Abertura foi ministrada pelo Prof. Dr. Ole Skovsmose da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

  

oleOle Skovsmose - UNESP 

 

Foi apresentada à comunidade a 4ª coleção de Cadernos de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. O evento envolveu cerca de 100 participantes entre futuros professores, futuros pedagogos da UFOP, professores da Educação Básica, pesquisadores de outras instituições, docentes da UFOP, mestrandos e egressos do programa.

 

IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática 

 

O IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática aconteceu dentro do V Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto, entre os dias 16 e 18 de maio de 2013. Como nas edições anteriores, a produção dos mestres e mestras formados pelo Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP foi compartilhada com a comunidade por meio da realização de minicursos com 3h de duração. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras, seminários, mesas redondas e sessões de comunicação e de pôster, dentro do V Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto. A Palestra de Abertura foi ministrada pelo Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba (Universidade Estadual de São Paulo/Rio Claro - UNESP). O evento encerrou as inscrições um mês antes de seu início, ao completar 400 participantes entre futuros professores, futuros pedagogos, professores da Educação Básica, pesquisadores de outras instituições.

 

III Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática 

 

          O III Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática aconteceu entre os dias 12 e 14 de maio de 2012. Como na edição anterior, a produção dos mestres e mestras formados pelo Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP foi compartilhada com a comunidade por meio da realização de dezoito minicursos com 3h de duração cada. A Palestra de Abertura foi ministrada pelo Prof. Dr. Jonei Cerqueira Barbosa (Universidade Federal da Bahia - UFBA) e foi apresentada à comunidade a 2ª coleção de Cadernos de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. O evento envolveu cerca de 100 participantes entre futuros professores, futuros pedagogos da UFOP, professores da Educação Básica, pesquisadores de outras instituições (ex. Universidade Federal de Viçosa), docentes da UFOP, mestrandos e egressos do programa. 

 

           II Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática

 

          O II Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática aconteceu entre os dias 12 e 14 de maio de 2011. Embora mantivesse os objetivos gerais do primeiro Encontro, seu foco passou a ser a socialização da produção científica e técnica do Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP. Dessa forma, todos os produtos e processos educacionais gerados pelas pesquisas desenvolvidas no âmbito do programa foram apresentados, discutidos e, o mais importante e inovador, experiências de ensino e aprendizagem foram vivenciadas. Os participantes tiveram a oportunidade não apenas de conhecer as pesquisas realizadas, mas de participar de minicursos (de 3h de duração), planejados a partir dos resultados dessas pesquisas. A Palestra de abertura foi proferida pelo Prof. Marco Antônio Moreira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS) e, ao final do evento foi lançada a Coleção “Cadernos de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática” com quinze livretos contendo os produtos educacionais construídos pela primeira turma formada pelo Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP. O evento se consolidava como um espaço de discussão, no qual professores da universidade e professores da escola, bem como futuros professores, compartilhavam saberes e experiência. Essa edição contou com aproximadamente 100 participantes, entre professores, futuros professores, mestrandos e docentes do programa. 

 

          I Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática

 

         O I Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática aconteceu na UFOP entre os dias 26 e 28 de julho de 2010. Aproveitando a oportunidade da realização, em Belo Horizonte, da 34ª Conferência do International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 34), convidamos alguns dos participantes desse evento para um encontro paralelo em Ouro Preto. Os professores Olive Chapman (University of Calgary - Canadá), Laurinda Brown (University of Bristol - Inglaterra), Salvador Llinares Ciscar (Universidad de Alicante - Espanha), Paolo Boero (Universita di Genova - Itália) e Nádia Douek (Université de Nice, Institut Universitaire de Formation des Maitres - França) aceitaram nosso convite e nossa proposta, que combinava momentos de discussão científica – apresentação de pesquisas desenvolvidas pelos convidados e pelos alunos do Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP – e momentos de minicursos, oferecidos pelos pesquisadores convidados aos professores da Educação Básica da região de Ouro Preto. Os objetivos desse evento foram: a) oferecer oportunidade aos nossos mestrandos de se aproximar de diferentes visões teórico-metodológicas acerca da pesquisa em Educação Matemática, através da discussão de trabalhos desenvolvidos pelos próprios pesquisadores convidados; b) possibilitar aos mestrandos apresentar e discutir, com os pesquisadores convidados, seus projetos de pesquisa em andamento; c) oferecer aos professores da região a oportunidade de vivenciar atividades pedagogicamente inovadoras e intelectualmente interessantes, relacionadas com a educação matemática escolar e de refletir sobre o papel do professor no ensino e na aprendizagem de Matemática na sociedade atual, assim como conhecer as perspectivas dos convidados acerca das alternativas possíveis para o trabalho direto em sala de aula da escola básica, hoje. O evento contou com cerca de 60 participantes entre professores, futuros professores (licenciandos), mestrandos e docentes do programa, além dos convidados.

 

Você está aqui: Home Programa Eventos EEPEM