Histórico

 

O Departamento de Matemática da UFOP, desde sua criação há mais de 20 anos, sempre teve em seu quadro, profissionais preocupados com as questões relacionadas à Educação Matemática, principalmente no que concerne à formação de professores de Matemática e à atuação dos mesmos nas escolas de Ouro Preto e região.

Tomando ciência da crescente necessidade de profissionais da educação com formação em Matemática e habilitação para lecionar na rede escolar de ensino da região, a UFOP criou o Curso de Licenciatura em Matemática, com a primeira turma iniciando-se em 1998. A grade curricular proposta na época, já mostrava uma boa abertura, desde seu primeiro semestre letivo, para as disciplinas voltadas aos aspectos teórico-metodológicos da Matemática e Educação Matemática, diferindo substancialmente dos currículos de outros cursos de Licenciatura vigentes, os já conhecidos "três mais um".

Essa inovadora proposta curricular para um curso de Licenciatura em Matemática aprovada pelas várias instâncias da Universidade, foi a mola propulsora para que alguns professores de Matemática do Departamento resolvessem fazer sua pós-graduação em Educação Matemática e para que se abrissem concursos para doutores e mestres na área para atuar no curso de Licenciatura, assim como convites para professores visitantes. Essas ações têm se refletido na qualidade do Curso de Licenciatura em Matemática da UFOP, primado pela boa formação dos alunos, assim como, nos resultados das avaliações do MEC: três conceitos "A" na Avaliação do Ensino Superior (provão) e "A" na oferta do curso.

Atualmente, o quadro de docentes efetivos na área de Educação Matemática do Departamento de Matemática da UFOP é composto por 5 professores doutores em Educação Matemática (adjuntos), cujas atividades englobam ensino (nos cursos de Licenciatura em Matemática e Especialização em Educação Matemática), pesquisa (iniciação científica, especialização e participação nas pesquisas dos doutores) e extensão (através da coordenação de projetos visando a educação continuada de professores de Ouro Preto e região em nível fundamental e médio).

A área de Educação Matemática conta ainda com a participação de diversos doutores e mestres em Matemática e Estatística, pertencentes ao departamento, que têm se interessado pelas propostas e atividades desenvolvidas, bem como pela possibilidade de atuar ativamente no Mestrado Profissional em Educação Matemática. Além disso, doutores do Departamento de Educação da UFOP, envolvidos com o curso de Matemática e suas questões também manifestaram o interesse de participar de uma proposta dessa natureza.

Tudo isso, aliado à experiência adquirida com o curso de Especialização em Educação Matemática, configurou um cenário propício para a criação do Mestrado Profissional em Educação Matemática.

 

Você está aqui: Home Programa Histórico